Todos os direitos reservados 2013. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

A Importância de pisar na terra


Como alguns dias (ou até algumas horas) no campo fazem bem para as crianças!!!

Texto escrito por Mariana Della Barba e retirado do blog de mãe pra mãe.




Na semana passada fomos convidados a visitar uma amiga querida - e de longa data! - que vive numa fazenda. Já sabia que as crianças iam se divertir, até porque teríamos a companhia de um menininho de quase 3 anos pra lá de fofo. Mas, de verdade, não imaginava que o Theo e a Liz iam pirar tanto. 

Dois dias longe da cidade e com ótima companhia renderam muitas alegrias. E logo pude perceber o quanto um tempinho no campo faz bem não só para as crianças, mas também para toda a família. Todos entram em contato com a natureza, respiram ar puro, pisam na terra, relaxam!

Alguns benefícios que percebi nesse tempinho que passamos na fazenda:

Mundo animal

Vamos ser sinceros... Crianças como meus filhos, que vivem em São Paulo ou em outra cidade grande, não têm muitas chances de entrar em contato com animais. Exceto por gato, cachorro, peixe e, vá lá, tartaruga, com que outros animais nossos filhos convivem? Quase nenhum! Então, imaginem o fascínio dos dois ao verem de pertinho vacas, galinhas, perus, porcos, minhoca e por aí vai. Eles ficaram loucos com os porquinhos filhotes. Acho importante também para as crianças perderem o medo dos animais - o Theo adorou, por exemplo, andar a cavalo sozinho!

Rúcula e jabuticaba

Do mesmo jeito que acontece com os animais, o contato de meninos e meninas com o mundo vegetal é pra lá de útil. Colher folhas e legumes da horta dá uma nova perspectiva à hora do almoço e do jantar. É claro que o Theo não começou a amar rúcula depois que ele viu um pé de pertinho, do lado da alface. Mas acho que, como perdão do trocadilho, uma sementinha foi plantada na cabeça dele. E isso é já um bom começo.

Debaixo das árvores, eles tamém se arriscam mais com novos sabores. Foi o caso da Liz, que simplesmente amou jaboticaba colhida do pé, que, convenhamos é muito mais saborosa do que as vendidas a preço de ouro nos supermercados. 


Energia

É claro que aqui em casa nós procuramos sair bastante, indo muito a praças e parques. Mas nada se compara a correr livremente em uma fazenda. Toda aquela irritação, aquelas manhas e aqueles pitis comuns dentro de um apartamento somem rapidinho durante uma corrida pelo campo. As reclamações e cara feias logo dão lugar a muito suor e risadas. Outra vantagem: depois de tanto correr e explorar, e de um bom banho pra lavar o pé encardido, é hora de dormir. E crianças que passaram o dia se divertindo, descobrindo coisas nova e gastando energia dormem muuuuuuito bem a noite. Experiência própria!

Alternativas

E para quem não tem como visitar algum sítio, chácara, rancho nem nada do tipo, uma ótima alternativa é ir às chamadas fazendinhas. São locais bem menores que um zoológico, mas muitas vezes até mais divertidos para crianças pequenas. Lá, como em uma fazenda pra valer, elas veem de pertinho animais como galinhas e coelhos, passeiam de charrete, dão comida para os cavalos, tiram leite da vaca. Em São Paulo conheço duas: a Fazendinha Estação Natureza e a Bichomania. 

E você, costuma ir para o sítio com seus flhos? Acha importante esse contato com a natureza?

0 comentários on "A Importância de pisar na terra"

Postar um comentário

 

' Copyright 2013 | PetiPoti Moda Infantil Desenvolvido por Zurc X Criacao e Design | Todos os direitos reservados.